Como tirar o passaporte

Entrando na onda de fazer planos com antecedência, eu e meu namorado fomos tirar o passaporte. No meu caso era “só” a renovação, mas olha a minha cara quando vi que o processo de renovação era o MESMO de tirar um passaporte do zero:

Processo de renovar o passaporte

cara de reprovação

E aí, já que os esforços seriam os mesmos, resolvemos fazer os dois de uma vez só. Como na semana seguinte, sem saber de nada, minha amiga surgiu no whatsapp desesperada perguntando como que faz para tirar o passaporte, resolvi fazer um post e tirar a dúvida de todo mundo junto também. Porque aqui no Brownie é assim: tira o passaporte tudo junto, tira a dúvida de todo mundo tudo junto… é sempre tudo junto.

VEJA AQUI COMO TIRAR O VISTO AMERICANO

O Google já dá uma bela ajuda para os aventureiros que querem tirar o passaporte e não sabem o que fazer, mas a gente sabe que sempre é mais fácil ler tudo em um lugar só, principalmente se quem estiver escrevendo o texto for uma pessoa que acabou de tirar o passaporte todo de novo e não lembrava o que tinha que fazer (vulgo: eu mesma).

Vamos ao 5 passos para solicitar o seu passaporte!

  1. Antes de mais nada, veja a lista de documentos que você vai precisar para solicitar o seu passaporte e para levar lá na polícia federal depois. A lista oficial está neste link, mas eu conto para você o que precisa: RG, CPF, Título de eleitor com os comprovantes de votação (ou uma declaração de quitação eleitoral que você pega no site do TSE), comprovante de quitação militar, comprovante bancário de pagamento da guia, passaporte anterior (se for renovação).
  2. Depois, preencha o formulário da polícia federal para fazer o seu pedido e gerar a guia de pagamento. Você vai precisar ter em mãos: RG, CPF, Título de Eleitor, Atestado de quitação do Exército, Passaporte anterior (no caso de renovação) e só. Acesse o formulário aqui!
  3. No fim do formulário, você é levado para a página de confirmação. Essa página tem o número da guia de pagamento (GRU) e também um número de protocolo. SALVE OS DOIS, porque vai ser muito importante.

    Tela de Confirmação do Envio do Formulário. Anote o número de protocolo e da guia (GRU)

  4. Pague a guia. Eu paguei no bankline que era mais simples e fácil (a guia é como se fosse um boleto, mas só com os números, sem o código de barra). O valor em abril/2017 estava em R$257,25. SALVE O COMPROVANTE DE PAGAMENTO – você vai precisar levar ele na visita à polícia federal.
  5. Espere cerca de 3 dias úteis depois do pagar da guia apenas para o sistema da polícia reconhecer o pagamento. Depois disso, você já poderá acessar o site e agendar a visita. Para agendar, você vai precisar daquele número de protocolo que eu falei para você guardar!!! Acesse o site do agendamento aqui!

E isso é tudo! Você solicitou o seu passaporte, pagou e agendou a visita, agora só falta ir na polícia federal no dia e hora que você agendou. É importante levar toda a documentação necessária para não perder viagem, sem toda a documentação você não consegue tirar o passaporte. Ah! E eles podem recusar uma documentação que não esteja em bom estado, então preste atenção no que você está levando e, se possível, leve documentos a mais que possam substituir um outro que estiver rasgado ou danificado.

Antes que eu me esqueça, tem aquela pergunta comum: e a foto?! Pois bem, vá arrumadinho com cara de gente de verdade, porque a foto vai ser tirada lá na hora.

Vocês acharam que eu ia terminar o post sem explicar o que acontece durante a visitinha na polícia federal, né? Não neste blog, amigos! Aqui é a rainha dos textões, eu vou contar SIM! Bora lá.

 

A visita na polícia federal

Agendei para ir no Núcleo de Passaportes da Polícia Federal no bairro da Lapa de Baixo aqui em São Paulo. Fui para lá 1h antes do horário agendado e optei por ir de Cabify (concorrente do Uber, conhecem? É ótimo), e acabei chegando uns 40 min antes do horário agendado (achei que ia demorar mais para o carro chegar). Mas, sem problemas! Não tive que esperar nem 5 min.

Quando você chega, você senta nas cadeiras e aguarda seu horário ser chamado, mas a moça que chama os horários agendados, quando percebe que tem pouca gente, vai chamando os próximos horários para atender quem chegou antecipado (que nem eu). Então, quando cheguei, ela chamou “14h50 – 14h55 – 15h05” e foi de 5 em 5 min até chegar na 15h20 que era meu horário.

Entramos na fila para a confirmação de dados e verificação dos documentos, e essa foi a parte mais demorada da visita toda. Depois dos documentos confirmados, a funcionária te dá um papel para você ir para a salinha de tirar a foto.

Fomos para a fila de tirar foto (que não tinha gente de espera), tiramos a foto e… fim. Agora tenho que voltar 7 dias úteis depois para retirar o passaporte. Pois é, eles não entregam mais via correio, essa foi a pior parte de tudo.

Toda visita durou uns 20 minutos. Só sei que cheguei em casa 15h20 que era exato o horário que eu tinha marcado para ser atendida lá, ou seja, tirei uma hora do meu dia apenas para fazer meu passaporte.