[receita] Bolo de Cenoura pequeno

O que importa é o que a gente tem por dentro, tá?

Uma das maiores dificuldades que tive quando fui morar sozinha foi cozinhar e preparar coisas em porções pequenas. Parece que todas as receitas existentes na internet não são para porções de uma ou duas pessoas.

Outro dia me bateu uma vontade louca de comer bolo de cenoura e fui à caça de uma receita que não resultasse em um bolo gigantesco. Achei, deu certo, ficou bom e por isso vim compartilhar aqui com vocês.

Anotem o que vamos precisar!

Ingredientes do Bolo de Cenoura:

  • 2 cenouras picadas
  • 2 ovos
  • 1 xíc de açúcar
  • 100 ml de óleo
  • 1 xíc de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 col de fermento em pó

Como fazer?

Primeiro de tudo ligue o forno e deixe em 180º para aquecer. Depois, e não menos importante, unte a forma. Como comentei, o bolo é pequeno. Fiz em uma forma redonda de XX cm (é um pouco menos que o tamanho de um prato raso), e ele ficou com 2 dedos de altura. Dá para fazer em uma forma ainda menor para ele ficar mais alto.

Aí a melhor parte: Abre o liquidificador!
Joga ali dentro a cenoura picada, os ovos, o óleo, o açúcar e a pitada de sal e, então, bate tudo até formar uma massa homogênea. (Se você não quiser uns pedacinhos bem pequenos de cenoura dentro do bolo, ao invés de colocar a cenoura picada, coloque ela ralada).

Depois, coloque em uma travessa, adicione a farinha e o fermento e mexa suavemente até incorporar a massa. (me senti a Namaria Braga escrevendo essa frase)

VEJA UMA FORMA FÁCIL DE LAVAR O SEU LIQUIDIFICADOR

Coloque a massa na forma untada e leve ao forno. Dependendo da potência do forno, entre 30 e 40 minutos você terá um bolo pronto!

 

Depois eu fiz uns furinhos e joguei uma calda de chocolate que, só não passo a receita dela aqui porque não deu muito certo. A expectativa era de ser uma cobertura durinha, mas ela não endureceu (nunca acerto esse tipo de cobertura). Apesar dos pesares, ficou muito boa.

Gostou da receita?
Você tem receitas de porções pequenas para compartilhar? Eu quero, preciso, me ajuda!
Ah, se você souber como se faz (e nunca mais errar) uma cobertura durinha, eu aceito a dica também, tá?