[como fazer] Sapato de Quadrinhos

Gosto de “inventar moda” como minha mãe e vó falam. Com isso, comprei um sapato novo para fazer um “experimento” com uma imagem que vi internet afora (é, isso acontece bastante). Eis a imagem:

sapato de quadrinhos

Então, comprei o sapato. Gastei R$30 porque queria qualquer sapato realmente…. mesmo porque, isso tudo era só um teste. Mas deixo a dica desde já: se foram fazer um sapato desses, não comprem um sapato novo. Ele ainda não está laceado (moldado no seu pé) e pode rasgar e descolar os recortes. O indicado mesmo é um sapato velho. E se o sapato for daqueles de camurça, melhor, porque o papel vai colar sem qualquer problema no sapato.

Fui lá eu procurar os quadrinhos que iria destruir para fazer meu sapato teste. Peço perdão aos amantes de quadrinhos, sei que é pecado. Mas, como meu pai tem uma empresa de distribuição de livros e revistas, peguei os quadrinhos repetidos do encalhe e passei a tesoura. Às mulheres que não entendem o motivo de ser pecado recortar um quadrinho… as pessoas têm a mesma sensação de quando o cabeleireiro cortou de mais o seu cabelo e cagou tudo. A diferença é que seu cabelo cresce, o quadrinho não. Cortou, fodeu. Simples.

Sentiu o drama? É, esse mesmo. Aí então. Recortei os quadrinhos, selecionei o que queria usar preparei a misturinha… comecei a colar!
Deu tudo certo. Ficou bacana, ficou legal. Comprei até verniz em spray pra firmar aquela maçaroca toda no sapato de verniz. Eu já dei spoiler lá em cima, mas repito de novo. Ficou lindo na foto, mas não deu certo. Pois é, não deu. O sapato, que era de trinta reais, não é lá muito confortável e, além disso, como ele é meio duro, os quadrinhos rasgaram.

Conclusão geral dos fatos.
É legal? É.
É bonito? Depende.
É fácil? É.
Dá trabalho? Um tantinho.

Então o que você vai precisar para fazer um sapato assim?!

  • Quadrinhos
  • Um sapato USADO (!!), e se for de camurça, melhor ainda.
  • Cola branca
  • Água
  • Pincel
  • Verniz em spray

 

E o passo a passo?

  1. Primeiro, prepare a misturinha para decoupage (nome chique que dão para colar papel em artesanato): uma medida de água para duas de cola. Ou seja, se jogar “dois copos” de cola, jogue um de água. Mas, claro, que não vai precisar de tudo isso de cola. Como tudo que eu faço e explico aqui no Brownie… medida: olhômetro. Dois olhômetro de cola pra um olhômetro de água. Ok? Ok.
  2. Segundo, recorte as tirinhas, quadrinhos, balões de fala e personagens que você quer usar.
  3. Depois de ter esses dois materiais separados.. adivinhe? COLE NO SAPATO. Como? Tanto faz, o sapato é seu. Com o pincel, passe a cola no sapato, pegue a imagem cortada, coloque também no sapato e passe cola em cima da imagem de novo. Sim, maçaroca mesmo. Melado mesmo.
  4. E então, depois de ter colocado imagem no sapato inteiro e de ter passado cola em cima de tudo… Passe o verniz de artesanato e deixe secar.
  5. TCHANAM! Sapato pronto!
  6. Na verdade, espere secar tudo e corte fora o que sobrou dos quadrinhos para ficarem rente ao sapato, tá?
  7. Agora sim, sapato pronto!

Assim, ó:

meu sapato de quadrinho passo a passo

 Recortou, colou, tá quase pronto! Lembre de tirar a rebarba depois de seco, tá?
(aqui tem uma espécie de passo a passo do sapato que me motivou a fazer o meu)

E, no meu, eu não quis colar nada na meia pata (aquele saltinho pros dedos do pé), quis deixar ela da mesma cor do salto porque achei que iria ornar (a-do-ro essa palavra) melhor. No fim das contas, a brincadeira ficou desse jeito, ó:

IMG_1180

Brilhando na luz por causa do verniz, e não fiz o salto e nem a meia pata. Se você não leu o post inteiro, porque é precocinho e quis ir pros “finalmente”, ainda não sabe que essa por@#a toda não deu muito certo. O sapato era novo e barato (comprei pra fazer o teste mesmo) e precisava lacear (se não sabe o que é essa palavra, é “esticar e ficar adaptado pro seu pé”), então alguns quadrinhos rasgaram. Então, de novo, repito: use um sapato velho. Se você leu o post inteiro, desculpe repetir isso mil vezes, é que foi realmente a única gafe.

E aí, curtiu?
Já fez o seu, ou pretende fazer?
Alguma dica para acrescentar aqui?!

 

UPDATE:

Me perguntaram o que fazer se o sapato ficou melado depois de passar o verniz. Então, isso pode ter acontecido porque você usou um verniz não recomendado para isso. Procure sempre um verniz de docoupage (pergunte para a moça da loja), uma dica sem erro é usar aquele verniz em spray que vende em loja de construção, sabem? Não tem como errar com ele e é fácil de usar!