Tô morando sozinha #2 – A Vistoria

Depois de finalmente escolher o apartamento (ou casa) que você quer alugar, fazer a proposta, esperar o aceite da proposta, correr atrás da documentação necessária e assinar tudo… vem a tal da vistoria do imóvel.

Ela simplesmente é uma visita ao apartamento entre você e – no meu caso – a imobiliária verificando e registrando tudo que o apartamento tem e a condição de cada item. Por exemplo: quantos espelhos de tomada tem, quantos armários, portas, o estado da parede, do chão, dos azulejos, etc.

É uma etapa extremamente importante e praticamente a final para você já poder entrar no seu imóvel alugado, por isso demanda muita atenção e detalhes.

avaliando os móveis na vistoria do apartamento

Eu com cara de “deixa eu ver se tem algo de errado nesse armário”

Fomos eu, meu namorado e o dono da imobiliária fazer a vistoria. Na nossa, ele contou todas as portas e as condições delas, os espelhinhos de tomada e interruptor, as janelas, as lâmpadas, os móveis embutidos, torneiras, e tudo mais que o imóvel ainda tinha como uma mesa na cozinha e o tanque da área de serviço. Mas, já avisados sobre como funciona uma vistoria, eu e meu namorado testamos TUDO naquele apartamento e pedimos revisão. Não assinamos a vistoria até tudo estar nos conformes.

VEJA TODOS OS POSTS DA SÉRIE “TÔ MORANDO SOZINHA” AQUI.

5 itens para prestar atenção na vistoria

A limpeza do imóvel é de responsabilidade do inquilino, infelizmente.

Tudo o que estava no apartamento antes da gente entrar não é nosso, certo? E são exatamente esses itens que passam por vistoria, pois serão cobrados nas mesmas condições no momento em que você sair do apartamento. Por isso, foram eles que avaliamos com todos os critérios e pedimos ajustes antes de entrarmos.

Vamos à lista de 5 itens que observamos nos mínimos detalhes durante a vistoria:

  1. Portas: Todas as portas funcionam corretamente? Abrem e fecham? Trancam? Arrastam no chão? Estão marcadas? Possuem maçaneta? – no nosso caso, a imobiliária levou um marceneiro para ajustar a porta da lavanderia e de um dos armários embutidos
  2. Armários: Aqui também verificamos se todas as portas estavam funcionando corretamente, vimos maçanetas, o fundo, as prateleiras, os pregos soltos, se tinha indício de cupim, etc.
  3. Lâmpadas: Quantas tem hoje? Estão todas funcionando bem? – no nosso caso, a imobiliária se comprometeu em colocar lâmpadas em todos os lustres antes de entrarmos no apartamento.
  4. Torneiras: Funcionam? Ficam pingando depois de abir e fechar? Vazam em algum lugar? – no nosso caso, a imobiliária foi ajustar a torneira do banheiro depois, pois ela tinha um vazamento.
  5. Janelas: Estão correndo ou abrindo bem? O vidro parece firme? A moldura parece firme?

Azulejos são coisas importantes para se olhar também. Estão todos lá? Estão em bom estado? E, se possível, tente avaliar a rede elétrica para ver o estado de conservação também!

vistoria em apartamento alugado

Corretor da imobiliária fazendo a vistoria no apartamento

Então foi assim que fomos acertando com a imobiliária o que eles iriam corrigir e o que ia ficar como está. Lembre-se de o que vai ficar como está (um arranhão no chão, por exemplo) deve constar na vistoria para que não cobrem a correção dele quando você estiver saindo do imóvel!

A vistoria é exatamente isso: uma lista de como o imóvel estava antes de você entrar nele e, com certeza, o bom estado das coisas que estavam antes de você entrar será cobrado quando você estiver saindo também.